O Currículo Idiota

  O currículo existente na nossa formação escolar é um exemplo da idiotice que assola o Brasil.

   O estudante é apresentado a tantos conceitos, normas , leis , regras e outras babaquices que não consegue estabelecer nexos com absolutamente nada. Fica vazio de conteúdo; não compreende o significado estrutural dos conceitos.

  O aluno, desde o início de sua vida escolar, precisa aprender Geografia, História, Matemática, Português, Artes, Inglês, Ciências entre outras matérias mas que são jogadas para ele. Sim, a palavra é jogada mesmo pois não há a preocupação de criar uma organização mental para assimilação de conteúdo -nem os professores sabem. Não são professores e sim reprodutores de conteúdo.O estudante é obrigado a decorar tudo - tem até música para ajudar. Alunos muito jovens que não sabem o que é um substantivo ou adjetivo ou que não sabem fazer uma simples divisão ou ainda não possuem a mínima percepção histórica ou geográfica.

   A escola se preocupa apenas com o tal do VESTIBULAR e trata de despejar uma avalanche de conceitos para que o aluno decore. Tal procedimento por  parte da escola é muito cômodo pois, para os diretores e professores, é fácil criar conteúdos enormes com livros, apostilas, sites, vídeos e demais instrumentos de tortura cuja real aplicação jamais será exigida de fato. O vestibular é que cobrará e, por parte da escola, não houve realização intelectual alguma. A avaliação escolar é dada pela própria instituição de ensino e ela é livre para manipular os dados da forma que melhor lhe convier. Ela gera os alunos bons e os maus sempre com os parâmetros criados por ela mesma - é mesmo um bom método pois o desempenho é autoavaliado - genial.

   Depois da fase inicial o aluno é submetido a novas seções de tortura com Física, Biologia, Química, Sociologia, Filosofia,e outras matérias ministradas por homens e mulheres cuja única competência é assinar o mísero recibo de seus parcos ganhos no quinto dia útil - não sabem nem do que estão falando. São verdadeiros robôs da idiotização a serviço de um sistema  alienante mas que se acham donos de um conhecimento invejável - pobres criaturas, infelizes criaturas. Tenho pena delas.

  Com isso o nível intelectual dos nossos jovens está cada vez mais baixo e o Brasil fica sempre para trás em um cenário de mundo globalizado como vivemos atualmente. Os outros países passam a nossa frente e a nossa economia se resume a exportação de produtos primários por falta de uma sociedade que poderia vender ideias e criações.

   Para as escolas o cenário é maravilhoso pois ganham muito dinheiro sem entregar o que prometem já que não precisam mostrar resultado concreto algum, basta um boletim mensal e depois uma aprovação dentro de uma média estabelecida e acabou - que se inicie o próximo ano para mais um ciclo de ótimos ganhos com muitos trabalhos que nada ensinam e mais provinhas e provões e atividades e mostras culturais e ...

  Para os governantes a situação também é bem agradável posto que se perpetua uma sociedade de zumbis imbecis cujo único objetivo é consumir inutilidades, torcer para os campeonatos de futebol, frequentar os shoppings, participar dos pancadões, aguardar os desfiles da escolas de samba tudo regado a muita cachaça e cerveja pois ninguém é de ferro. Uma sociedade que, parada no tempo, nada exige de melhor e continua a ser governada pelas mesmas estruturas arcaicas e coloniais que nos acompanham desde a chegada de Cabral e a Carta de Pero Vaz de Caminha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário pois assim eu poderei avaliar com está sendo o meu trabalho.
Envie também sugestões de assuntos ou temas que eu possa desenvolver em textos ou mesmo vídeos.
Deixe as suas críticas para que eu consiga desenvolver novas tarefas e um bom trabalho.