Qual a diferença entre professores e educadores ou mestres ?

  Professores são homens e mulheres que aprenderam alguns conceitos básicos sobre determinada disciplina e são contratados para reproduzi-los sem o menor questionamento, sem um mínimo de análise. Repetem e repetem como autênticos papagaios e são remunerados - nem sempre muito bem - para fazê-lo. Alguns até possuem títulos acadêmicos bonitos como pós-graduação, mestrado, doutorado e até pós-doutorado. Apesar disso - e até por isso mesmo - não fazem o aluno se interessar por nada visto que não há brilho no olhar nem alegria na voz. É de uma monotonia de causar tristeza e pena. Professores entram em sala de aula e conseguem desmotivar qualquer aluno para entender o tema estudado. Não há novidade alguma pois é a mesmice de sempre com tons de mediocridade cinza. Professores são usados pelas escolas pois eles não incomodam em nada já que não questionam métodos e procedimentos existentes na instituição. Obedecem sem pestanejar pois ao contrário podem ser despedidos e ficar sem os vencimentos - a obediência e a servidão são ótimas neste caso.

  Professores são criaturas ofuscadas pela falsa sensação de conhecimento e poder. A sua atuação em salas de aula é semelhante à de um soldado em campo de batalha pois obedece cegamente às ordens mais absurdas vindas dos superiores sem análise alguma sobre causas e efeitos além de, em certas situações, se tornar possuído de tirania e terrorismo assustadores - são instrumentos de um sistema de alienação generalizada. Professores acreditam que estão contribuindo para uma mudança social significativa; acham que são vetores de reformas na sociedade com os seus conceitos antigos e corroídos pelo ácido da mediocridade. Professores são elementos facilmente substituíveis visto que são todos iguais e estão disponíveis nos bancos de dados das escolas e sindicatos de classe.

  Mudam de escola  e de opinião de acordo com os interesses do momento já que obedecem  às normas dos estabelecimentos e suas diretrizes sem ao menos sugerir outras abordagens ou métodos pedagógicos. Simplesmente aceitam o imposto e tudo flui muito bem. Professores são agentes de manutenção de um sistema perverso que procura manter os extratos sociais como sempre foram sem a menor capacidade de mudanças essenciais - permitem apenas aquelas que não ameaçam as estruturas seculares e ainda se autointitulam modificadores de gerações. A existência de professores nas escolas é maldosa, antiquada, alienante e depressiva, mas muito lucrativa.

Educadores ou mestres são homens e mulheres que aprenderam os mesmos conceitos já citados mas com a diferença de que os mesmos foram questionados e analisados e reformulados à luz de uma nova consciência. Os mesmos preceitos são apresentados com uma nova forma de entendimento e que permitem aos alunos uma reflexão para que cada um pense outras possibilidades de abordagem e entendimento. Não são conceitos petrificados em fórmulas ou normas arcaicas, são interpretações e percepções de uma nova realidade. Cada mestre introduz uma centelha do conhecimento na alma do seu aluno fazendo com que este perceba a realidade à sua volta como algo que pode ser mudado e não cristalizado em uma massa imutável e obsoleta. Mestres induzem a evolução pois participam do processo da aquisição do Grande Conhecimento. Mestres são agentes de modificação social com a consciência de um  novo viver. Mestres e educadores não estão disponíveis nas estantes das mesmices sindicais nem se submetem a modismos e normas alienantes do mercado de trabalho. 

  Educadores e mestres não estão a serviço de sistemas emburrecedores e que são construtores de indivíduos robotizados cuja única função é a manutenção dos fenômenos sociais nos alicerces velhos e em ruínas e que, para isso, podem enriquecer e até se tornar famosos em uma fama vazia de conteúdo.

  Educadores estão olhando para a evolução da raça humana mediante a modificação da forma de pensar dos indivíduos para atingirem os seus objetivos.O sonho de um mestre é gerar uma falange de atores de mudanças tanto nos conceitos quanto na própria percepção da função da Humanidade no grande teatro do Universo.

  A grande questão é que mestres e educadores estão cada dia menos presentes no nosso tão triste e desgastado cenário educacional. A enorme maioria com a qual nos deparamos nas escolas é simplesmente de professores. 

  Procuremos os mestres....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário pois assim eu poderei avaliar com está sendo o meu trabalho.
Envie também sugestões de assuntos ou temas que eu possa desenvolver em textos ou mesmo vídeos.
Deixe as suas críticas para que eu consiga desenvolver novas tarefas e um bom trabalho.