Às vezes fico pensando em como os grandes gênios da humanidade - Platão, Aristóteles, Pitágoras, Arquimedes, Newton, Galileu, Pascal, Leibniz, Pasteur, Einstein, Fermi , entre centenas de outros entenderiam o fato de que no Brasil todo o Conhecimento acumulado pela Humanidade  nos últimos séculos é utilizado para um exame chamado vestibular que é realizado para ingresso nas universidades. Todo o sistema de ensino brasileiro é voltado para dois ou três dias de provas para avaliação e classificação do aluno para um determinado curso universitário. É, no mínimo, uma afronta intelectual pois o conhecimento é destinado a melhorar as condições de vida no planeta fazendo com que a sociedade atinja outro nível de evolução material e espiritual. Com esse modelo de ensino e aprendizado baseado em pura decoreba de fórmulas, conceitos e dados soltos sem vínculo com a realidade, o aluno não aprende nada e apenas repete o que ouviu ou escreveu. Não é à toa que nas últimas décadas surgiram milhares de escolas pelo país usando a mesma técnica e priorizando o tal vestibular - é uma maneira fácil da ganhar dinheiro sem grandes riscos. É uma maravilha de empreendimento pois o público - os estudantes - está à disposição inclusive por força de lei já que os pais são obrigados a matricular os seus pimpolhos em uma escola sob a pena de se verem com a justiça. Os professores, cujos vencimentos são muito magros, não precisam saber muita coisa pois basta saber ler e repetir o que está nas apostilas ou livros - são papagaios que repetem e mandam grifar trechos. Os alunos não estão interessados em nada, portanto não exigem uma aula mais brilhante e se precisarem , lá na frente fazem um cursinho e está tudo bem.

 Os pais precisam correr atrás do dinheiro de todo o dia e para pagar as caríssimas mensalidades e não se importam com a qualidade do ensino pois a escola prometeu que é o melhor. Não haverá durante o ano letivo uma exigência maior de aprendizado pois o foco é o tal do vestibular e quando o aluno for submetido a ele já estará fora dos domínios escolares; se o estudante não for bem a culpa não é da escola e sim do pobre coitado que não estudou direito pois a instituição se dedicou e blá-blá-blá... 

 Não foi para isso que saímos das cavernas e interpretamos o mundo que nos cerca através da Matemática, Física, Química, Biologia, Filosofia, História, Geografia e todas as demais disciplinas. Nos libertamos da ignorância e dos preconceitos com o Conhecimento real e sua aplicabilidade e não com decorebas e musiquinhas de memorização. É muito fácil criar um método de ensino em que não haja necessidade de bons professores - que tenham conhecimento do que ensinam - basta repetir sem contextualizar com a realidade. É muito cômodo dizer aos pais que o seu filho não aprende pois ele tem alguma síndrome de dislexia ou algo assim e que este deve procurar ajuda especializada de um psicólogo. É bastante prático e lucrativo colocar em sala de aula pessoas totalmente despreparadas e incompetentes que são  submissas aos mandos e desmandos de uma direção e corpo pedagógico cuja única visão são os grandes cifrões do lucro fácil. São verdadeiras antas pedagógicas.

   Para criar uma escola de real valor é muito difícil , a começar pela contratação de pessoas que personifiquem o verdadeiro professor e que tem conhecimento e portanto sabe prender a atenção dos jovens com as explicações. O problema fundamental é que o nosso modelo escolar acaba por prejudicar a aquisição de conhecimentos básicos que serão incorporados a outros e assim desenvolver um indivíduo com espírito crítico capaz de modificar com consciência os rumos da sociedade. A se perpetuar este modelo - e já está na sua terceira geração - o Brasil corre o risco de sempre estar às margens do cenário de desenvolvimento mundial. Sempre será o país do futuro; tempo este que nunca chega e que fica sempre nos sonhos e devaneios de uma população explorada e enganada desde os primórdios de seu descobrimento.  

   Acho que já passou da hora de haver modificações no ensino mas sei também que não será uma mudança imposta pelas escolas e sim uma exigência da sociedade com a incorporação de outras realidades de ensino como a possibilidade de o aluno estudar certo conteúdo pertinente à sua faixa etária ou nível de escolaridade e prestar um exame junto a um órgão do governo sem passar  pelos bancos escolares.Se tiver o conhecimento e for aprovado pode receber um certificado de aptidão para esse nível. Estudando um pouco mais vai se submetendo a outros exames e avançando nos diversos níveis até que conclua o ensino médio. Isso sem precisar estar em uma escola; o jovem estuda sozinho o que é muito fácil graças aos imensos conteúdos que existem na Internet e eventualmente contrata um professor particular para alguma explicação mais específica. É uma questão de tempo para que isso aconteça mas é claro que haverá uma enorme resistência por parte das escolas pois verão as suas imensas possibilidades de lucro caírem por terra e elas se oporão ao máximo. Mas ao longo da História muita coisa que era aparentemente impossível ou inoportuno acabou se realizando como a lei do divórcio, o voto da mulher, a lei da ficha limpa, a prisão de empresários milionários e assim por diante.

   Eu, da minha parte, continuarei a criticar e escrever denunciando este sistema de ensino que só está impedindo o desenvolvimento intelectual de nossa sociedade e não me nego a participar de movimentos que almejem esta mudança.

    Precisamos exigir mudanças nesse sistema o mais rápido possível  pois já passou da hora de as escolas só prometerem sem cumprir, chega de estelionato intelectual....




                                                                                    





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário pois assim eu poderei avaliar com está sendo o meu trabalho.
Envie também sugestões de assuntos ou temas que eu possa desenvolver em textos ou mesmo vídeos.
Deixe as suas críticas para que eu consiga desenvolver novas tarefas e um bom trabalho.