O Currículo Idiota

 O Currículo Idiota

  Nas escolas brasileiras a determinação é que o ensino seja de caráter universal, quer dizer que há uma profusão de matérias de todas as áreas do conhecimento. Um acúmulo de disciplinas distribuídas em tempos muito curtos para as aulas.

  Tal fato faz com que os alunos não consigam se identificar com as matérias dadas pois nem têm tempo de assimilar o conteúdo mínimo sobre cada uma delas. Não sabem dizer nem sobre o que estão estudando.

 Isso gera um total desinteresse do aluno sobre as questões mais simples que deveriam fazer parte do cotidiano dos alunos. Não há uma identificação do aluno com alguma disciplina que faça com que ele se interesse por alguma matéria em especial.

  É uma autêntica colcha de retalhos sem qualquer relação com as realidades vividas pelos estudantes. Para as escolas, principalmente as particulares, essa situação é ótima pois serve de vitrine para a sua publicidade pois pode afirmar que ensina isso, aquilo e mais isso e mais aquilo. Na verdade não ensina mas joga sobre o pobre estudante e ele que se vire.

  Sem falar nos professores que não conseguem se fazer entender sobre os temas abordados e apenas apresentam alguns poucos recortes bem primários sobre temas que, na origem, são bem complexos. O aluno fica completamente perdido, mas a escola e os professores acreditam que estão cumprindo a sua função social.

 Na verdade, tal situação faz parte de um engana-engana generalizado e que sofre muito é o pobre aluno e, no limite, o Brasil que continuará a ficar na berlinda imbecilizada no concerto dos países. Triste e lamentável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário pois assim eu poderei avaliar com está sendo o meu trabalho.
Envie também sugestões de assuntos ou temas que eu possa desenvolver em textos ou mesmo vídeos.
Deixe as suas críticas para que eu consiga desenvolver novas tarefas e um bom trabalho.