O Ensino Que Não Ensina

 

   O Sistema de Ensino vigente no Brasil foi desenvolvido para não ensinar absolutamente nada. Sim, é isso mesmo. Finge que ensina e que está muito preocupado com o aprendizado, mas é uma gigantesca farsa. Todo mundo estuda, carrega livros, faz trabalhos, paga caro, se estressa, mas nada aprende de real valor.

  Através de uma série de mecanismos medonhos foi concebido um sistema de ensino cuja função principal é não permitir ao aluno de porte comum um aprendizado no mínimo básico dos conceitos iniciais de cada disciplinas.

  As escolas foram pensadas como um agente de alienação geral da população para que esta não detenha os conhecimentos necessários para o entendimento de sua condição como agente modificador da sociedade em que está inserida. Um esquema para tudo continue exatamente como sempre foi e que não haja qualquer movimentação ou ascensão social.

  O Brasil precisa continuar engessado nas velhas e ultrapassadas formas de produção de itens primários, também conhecidos como commodities, e não ter as condições mínimas de se desenvolver no sentido de novas tecnologias de produção de bens ou serviços mais sofisticados do ponto de vista tecnológico e econômico.

  Para isso precisaria do desenvolvimento da Ciência e da Pesquisa, o que requer a distribuição do conhecimento de uma maneira mais plural e abrangente pela sociedade. Esse trabalho é função da escola. Uma escola que desenvolva o raciocínio e estabeleça  relações de causa e efeito entre os fenômenos, sejam ele de quaisquer ordens, sociais, econômicos, científicos, artísticos, etc...

  O sistema escolar no Brasil é baseado apenas no processo de decoreba generalizado, em todas as áreas do saber. Seja na Matemática, Português, Geografia, Ciências, Artes, História, Filosofia, ou qualquer matéria sobre a qual se atente. É um verdadeiro amontoado de fatos, fórmulas, conceitos, normas, datas, entre outras informações, sem nenhum nexo entre si ou com a realidade. Tudo sem o menor sentido lógico e sem o devido brilho que reside no conceito inicial. Tudo muito apagado e nebuloso.Na verdade é até sombrio e criminoso.

  Raramente um aluno consegue escapar desse sistema e se transformar em um verdadeiro agente de transformação social e da nação. Quando muito consegue melhorar, um pouco, a sua vida ou a de seus familiares. As visões de mudança da sociedade e de modificação do país no cenário mundial são muito nebulosas e desbotadas pois nunca foram cultivadas no ambiente escolar, ou mesmo da universidade. O sistema é baseado em uma individualização dos problemas e soluções, eternizando assim, as possibilidades de um futuro melhor para a nação como um todo.

  Esse padrão de ensino se baseia apenas na decoreba pura e simples e não faz com que o aluno aprenda a raciocinar e a elaborar o pensamento em busca de soluções para os problemas da sociedade e, por consequência, do país. Não se cria o hábito do raciocínio e da obtenção de soluções por análises de problemas.Os conceitos básicos são simplesmente jogados sem critério algum e sem um objetivo concreto. Os professores também não sabem nada de mais profundo pois foram gerados nesse sistema, com raríssimas exceções. Olha-se apenas para o passado e nunca para o futuro.

 As apostilas, que vieram em substituição aos livros, são mais um agente complicador pois não possuem nenhum critério pedagógico e foram pensadas como mais uma rubrica de lucro para as escolas que as adotam. São apenas recortes e resumos dos livros tradicionais com um visual mais moderninho para dar uma aparência de uma nova pedagogia. Apenas um excelente truque do mercado, e das teorias do marketing, tão ávido pelo lucro fácil e rápido.

  Os pobres alunos se sentem desestimulados e, com o tempo, perdem o interesse na escola e nos estudos pois qualquer coisa ligada ao conhecimento passa a apresentar uma aura de tédio e de repugnância. Tudo muito bem pensado pelos eternos donos do poder com base em conceitos psicológicos bem elaborados. Esse sistema é pensado e articulado em nobres recintos internacionais e que possuem notoriedade de Estado-Maior. Na verdade é uma operação de guerra. Guerra contra o conhecimento e contra a tomada de Consciência que apenas o estudo e a reflexão pode estabelecer.

  As escolas não pensam em outras formas de ensino e de soluções inovadoras pois, para elas, as coisas andam muito bem, já que sempre conseguem os lucros esperados e nem precisam fazer grandes esforços. O seu mercado está inclusive garantido por lei pois os pais são responsáveis pela manutenção de seus filhos nas instituições de ensino.Não há necessidade de grandes mudanças para se manter o público cativo, basta fazer a matrícula e esperar o início do ano letivo e os pagamentos dos boletos. Os proprietários das instituições de ensino, com raríssimas exceções, são fascinados pelo tilintar de moedas advindo de seu alinhamento com o sistema de ensino vigente.

  Os professores, a enorme maioria incompetente, nem sabe direito sobre o que estão falando e apenas reproduzem o que está nos livros ou nas apostilas.São papagaios que repetem e repetem algo que aprenderam, mas sem ao menos refletir sobre o significado real daquilo que estão expondo aos pobres ouvintes. Esses professores não conseguem ilustrar os conceitos com exemplos ou situações do cotidiano e suas explanações ficam vazias de conteúdo e de brilho intelectual. Vendem, por salários miseráveis, o seu pouco conhecimento e ainda são reconhecidos na sociedade como criaturas de inegável respeito e valor. Ledo e ingênuo engano.

 Não há no horizonte temporal próximo uma tendência de grandes mudanças pois tal situação é de vital interesse daqueles que estão no comando das coisas. Governar um país de ignorantes é bem melhor e mais fácil do que estabelecer um governo em meio a níveis intelectuais mais desenvolvidos.Não há, por parte de uma plebe rude, a mínima noção de causa e efeito. Isso já é um ótimo começo para governantes cujo único interesse é se beneficiar e se manter no poder... 

 Triste, mas é uma dura realidade. 



 


Um comentário:

  1. Esse problema cresce a cada dia de forma exponencial. Já é possível ver uma geração de adultos imbecilizados por esse modelo. A tendência é o fundo do poço. A moralidade foi destruída na sociedade e as causas continuam enraizadas por todos os lugares. Você poderia escrever uma continuação deste texto com suas ideias para “solucionar” o problema. Daria uma ótima discussão.

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